terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O SEGREDO DO BOSQUE DOS SONHOS - 1972



Tamo na área e se derrubar... A gente capota no soco! Aqui é o cinema dos Bandidos Do Cine Xangai, não tem nada politicamente correto nessa porra, atravessar o caminho mermão, toma é sapêco! Dia de hoje apresentaremos um sujeito que não tem por parte dos envolvidos no cinema, o devido reconhecimento. Lucio Fulci e o seu O SEGREDO DO BOSQUE DOS SONHOS é a pelicula da vez...


Tae um filme que faz parte daquela caralhada de ótimos trabahos que passa batido, muitas vezes por conta de uma série de preconceitos idiotas que infestam a sétima arte. Fulci é vitima disso, porque é italiano mas não é o Felini. Não tem o rótulo do Neo-Realismo que tinha um De Sica, a simpatia da critica que sempre teve um Michelangelo Antonionni. Aliás fazem isso como se tivesse um Luchino Visconti a cada esquina... Bem; Fulci é um baita diretor!

Tem uma maestria ímpar para misturar generos como faroeste, thriller e filme policial, para conseguir construir uma narrativa original. Consegue isso genialmente em O Segredo... Numa história que se concentra em misteriosos assassinatos a crianças de um pequeno e supersticioso vilarejo no interior da itália, fazendo contrapontos espetecaulares.

O vilarejo da parada é tão atrasado e fechado em sua própria cultura mística, que parece um outro mundão. E dana a começar os assassinatos e como de praxe, eles atraem jornalistas que chegam na quebrada e ficam abrestados com a cultura supersticiosa do povo. Um assunto tratado de forma no mínimo interessante pelo filme - direção e roteiro trabalhando em conjunto, para evidenciar esse 'combate'.


Direção ABSURDAMENTE ESPETACULAR DE FULCI!! Uma aula de cinema, de roteiro, de trabalho de cameras, de flerte com o noir, com o expressionismo... Temos aqui uma grande honra de poder apresentar Lucio Fulci pra corja toda.


O SEGREDO DO BOSQUE DOS SONHOS é um filme da medida exata. Angustiante, veloz e sincero, tendo servido de inspiração para grandes trabalhos dos nossos dias. Quentin Tarantino o homenageia em CÃES DE ALUGUEL quando Mr. Blonde tortura o cana e bem... O reesto agora vocês assistam ae...

Corri!


Nenhum comentário: